Skip to content

Alcançar e Fidelizar o cliente B2B

Hoje é difícil imaginar que uma empresa bem sucedida não esteja representada nas redes sociais, mas o alcance orgânico das páginas corporativas tem vindo a diminuir, quer por interesse das próprias redes quer pelos clientes cansados dos conteúdos corporativos.

O surgimento das redes sociais permitiu a abertura de um novo canal de proximidade com o cliente.

A democratização que trouxeram à internet permite que, independente do seu tamanho, todos os negócios usufruam de mecanismos para amplificar a sua comunicação, sem a necessidade de grandes orçamentos de marketing.

Alavancar as redes sociais para encontrar os clientes certos, criar relacionamentos confiáveis e, finalmente, alcançar os objetivos de vendas, é uma das melhores formas de aproveitar este fenómeno. Construir e manter relacionamentos é mais fácil dentro das redes sociais, e o social selling permite a geração de leads de maior qualidade e uma prospeção mais eficaz.

Dados do Linkedin, apontam que empresas que apostam na prática de Social Selling dos seus colaboradores conseguem aumentar as suas vendas 10 a 15%.

A solução Sales Navigator, no Linkedin, permite desbloquear diversas funcionalidades como filtros de pesquisa avançados, disponibiliza uma maior quantidade de InMails e possibilita a criação de Pointdrive’s.

Um profissional com uma licença Sales Navigator possui uma ferramenta poderosíssima para encontrar os principais decisores de negócio em cada organização, segui-los, acompanhar os seus assuntos top of mind, contactá-los diretamente, em conformidade com as normas RGPD e mesmo um meio premium de colocar à disposição os seus conteúdos.

É importante salientar que: As empresas não fazem social selling, mas sim os seus profissionais. Em contra-ciclo, um profissional que constantemente partilha informações da empresa sem qualquer acrescento de valor, não é um social seller, pelo contrário está a ser um socialspammer, afetando a sua própria imagem como pessoa e como profissional bem como a da própria empresa.

O Papel das organizações passa por providenciar a formação adequada para que os seus profissionais estejam presentes nas redes sociais de forma pró-ativa e autêntica. Ferramentas como o Elevate ou Sociabble permitem a criação centralizada de conteúdos preparação e otimização para que a sua utilização seja prática e simples. No entanto os conteúdos ficam sempre personalizáveis pelo utilizador, procurando assim atingir uma maior autenticidade das publicações.

“Os principais ativos das empresas são as pessoas”, a frase nunca fez tanto sentido como agora, no Marketing Digital B2B estes são os verdadeiros embaixadores da empresa e o meio mais eficaz de alcançar e fidelizar o cliente.

 

João Silva


Este artigo foi originalmente publicado no Blog joaopintado.pt a 9 de Junho de 2018 

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.