SEO – 10 truques para melhorar o seu Blog

Artigo originalmente escrito em Inglês.

Criaste um blog com ótimo conteúdo,  com imagens que captam a atenção dos leitores, mas sentes que apenas tua mãe lê os teus posts? Segue estes truques de SEO e começa a ver o numero de leitores orgânicos no teu site aumentar.

A qualidade do conteúdo é sem duvida um recurso importante quando se tenta construir um blog e fulcral para o seu sucesso, mas é preciso garantir que as pessoas primeiramente o conseguem encontrar.

Para construir um ótimo post, é preciso ter em mente aspectos como: Palavras-chave, URL, LSI Keywords, tags, links internos, links externos … Tudo conta para ajudar o blog / site a melhorar o seu ranking nos motores de busca e ser mais facilmente encontrado.

Depois de ter o conteúdo preparado para postar, tem atenção a estes 10 truques de SEO para dar um impulso ao teu post.

1. Escolher uma única Keyword principal para a página

Depois de escolher a palavra-chave principal para a página / artigo do blog, é preciso verificar a sua taxa de pesquisas, competição, etc.

O planeador de palavras-chave do Google permite analisar as pesquisas médias mensais de uma palavra-chave específica ou de um grupo, bem como analisar as tendências ao longo do ano.

Embora seja uma ferramenta projetada para a construção de campanhas em Adwords, podemos usá-la para escolher a melhor palavra-chave para os nossos conteúdos e mesmo verificar o melhor momento para publicar sobre um tópico específico.

Outra ferramenta interessante é a Moz’s Keyword Research Tool, que permite ver o melhor conteúdo classificado para uma determinada palavra-chave, bem como a dificuldade de competição.

2. Personalizar o URL

Pode ser visto como uma opção estética, mas é mais do que isso. Com a palavra-chave principal no URL, os motores de busca darão mais destaque, e aparecerá mais visível nos resultados de pesquisa.

Também um URL pequeno e personalizado é mais fácil de lembrar e partilhar.

3. Colocar a Keyword no título e marcá-lo como H1.

H1 é a tag mais importante no deck de Search Engine Optimization, significa o Headline 1, ou seja o titulo principal, e é a primeira coisa que os Crawlers dos motores de busca leem quando analisam uma página..

Só a devemos adicionar uma vez por página, logo há que usar com sabedoria sem esquecer a palavra-chave.

4. Usar Secondary Keywords nas primeiras 100 palavras

Além de escolher a palavra-chave principal, é preciso considerar algumas palavras-chave secundárias para ajudar à classificação.

Um bom truque é adicioná-los no início do post, como um currículo / introdução do que se está prestes a apresentar, mas sem exagerar para não cair nas malhas do Keyword Stuffing

5. Adicionar Secondary Keywords aos Subtítulos.

Para dar mais crédito às palavras-chave secundárias, estas deverão ser colocadas em títulos secundários.

As quebras tornam o texto mais atraente para o leitor e para os crawlers do site.Além disso, os títulos secundários devem ser envolvidos em tags H2 e, eventualmente H3 para pontos subsequentes.

Nota: Podem também ser criadas H4, H5 e assim por diante, mas isso só irá contar para organizar raciocínio à medida que os bots dos motores de pesquisa não lhes dão muito crédito.

6. Adicionar pelo menos 2 links externos (preferencialmente para sites com classificação mais alta)

É importante dar crédito às fontes, para suportar argumentos e mencionar sites em que o leitor pode obter mais informação.

Para analisar quais os sites mais importantes, você usar por exemplo o Alexa Rank.

 

7. Adicionar 2/3 links internos

Incluir alguns links para outras páginas do site para complementar artigo e para converter o leitor.

Por exemplo, podes saber mais sobre como avaliar outros aspectos que afetam a classificação do teu site aqui.

8. Otimizar as imagens

As imagens fazem maravilhas para o SEO, mas exigem algum cuidado com elas.

  • Não usar arquivos grandes para evitar o abrandamento do site
    • Dica Pro: Use um compressor sem comprometer a qualidade da imagem
  • Adicionar as Keywords ao nome da imagem e Alt Text.
  • Adicionar um link à imagem, é uma boa maneira enviar pessoas para outro lugar, onde podem obter mais informações sobre o assunto.

9. Ter pelo menos 300 palavras (não caracteres)

Ao criar um blog post, há que pensar sempre em Qualidade sobre Quantidade, mas os mínimos são escrever pelo menos 300 palavras.

Vários estudos mencionam que posts mais longos obtêm mais interacções, uma publicação longa inclui mais expressões da palavra-chave e uma maior probabilidade de ser visto comonuma autoridade no assunto.

A desvantagem é que, se o conteúdo não é cativante no início, o leitor irá abandonar rapidamente.

De qualquer forma, se te sentires confiante em capturar a atenção do leitor com rapidez, podes seguir a abordagem longa, mas primeiro, ler o 5º ponto mais uma vez 😉

 

10. Usar LSI Keywords

Latent Semantic Indexing, ou simplesmente LSI Keywords, são palavras semanticamente ligadas à palavra-chave principal.

O Google já confirmou que as palavras-chave LSI ajudam a melhorar a classificação de uma página, logo talvez seja uma boa hora de começar a usar algumas essas palavras em artigos.

Dica: experimente esta ferramenta gratuita


 

Estes truques provavelmente não resultaram num crescimento viral dos leitores do teu blog, mas permitirá crescer constantemente ao longo do tempo.

Que outros truques de SEO tens na manga?

Deixe uma resposta